quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Algumas considerações sobre Educação a Distância


Refletir sobre a Educação a Distância (EaD) possibilita repensar nossas crenças, valores e concepções acerca do processo ensino-aprendizagem.
A sociedade se transforma a cada momento e, consequentemente, as interações entre os sujeitos também. E o reflexo aparece nas relações em sala de aula, seja do aluno com seus pares como com o professor. Nesse contexto, o professor assume o papel de mediador, pois ele não realiza a educação bancária, onde o professor deposita o conhecimento na cabeça do aluno, como dizia o grande educador Paulo Freire, mas promove os questionamentos que auxiliam na construção do conhecimento. Um dos desafios é relacionar o conhecimento teórico com as situações do cotidiano, tornando a aprendizagem significativa.
Os dados sobre pessoas que fazem cursos técnicos, de graduação e pós-graduação apresentam aumento significativo e os resultados apontam que os alunos que freqüentam cursos de EaD não apresentam rendimento inferior aos que têm aulas presenciais, comprovando a eficácia da EaD.
De acordo com o artigo “Educação a Distância trilha novos caminhos”, disponível no link http://www.educacaoadistancia.blog.br/no-caminho-do-novo, acesso em 10.08.2011, destaca que a modalidade tem amadurecido e se firmado, inclusive dentro dos cursos presenciais, além de ser usada como uma ferramenta de inclusão no ensino superior. Outro dado interessante é o crescimento, desde 2003, no número de matrículas comparando-se ao ensino presencial.
Participar de debates, fóruns, leituras de textos, postar e ler comentários colocados em blogs permite conhecer diferentes pontos de vista e ampliar a visão acerca das temáticas colocadas em discussão. Minhas dúvidas quanto a esse modelo de educação foram extintas e meu desejo de buscar a qualificação através da EaD, alimentado.

3 comentários:

  1. Luciana, muito pertinente abordar a questão da Educação a distância. Precisamos de muita reflexão e ação para que essa modalidade de ensino seja cada vez mais eficiente, permitindo a democratização do ensino com qualidade e compromisso.Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Luciana,
    É certo que o ensino a distância deu a oportunidade para que muitos tivessem acesso ao ensino superior, porém o êxito depende da somatória da qualidade do ensino ofertado e do compromisso do aprendiz. Abraços Rosalina

    ResponderExcluir
  3. Lu,

    Educação a distancia veio para dar oportunidade a muitas pessoas que queriam estudar e não tinham condições de frequentar uma sala de aula regularmente.

    Acredito que vale a pena o investimento, mas precisa-se ter claro que se faz necessario estudar muito, visto que somente com as aulas presenciais é imposssivel fazer um bom curso: é preciso disciplina e muita pesquisa.

    Outro ponto importante a considerar é a credibilidade da instituição de ensino que oferece o EaD...

    Muito interessante a postagem e suas considerações.

    ResponderExcluir